top of page
Buscar

Roll Over

  • moniqueaayala
  • 11 de mar.
  • 3 min de leitura

O Roll Over assim se chama porque é um exercício em que você realmente deve enrolar por cima. Se fosse para se jogar com tudo e cair que nem saco de batatas se chamaria smashed potatoes. Às vezes temos que resistir a tentação de simplesmente nos jogarmos para trás, principalmente quem tem bom alongamento; para, ao invés disto, controlarmos o movimento e executá-lo de forma harmônica ao longo da coluna. Sem desabamentos, sem achatamentos. É aquele que enrola por cima. Tanto no Up quanto no Over primeiro para cima, depois avança. Não adianta dar aquele impulsão e cair que nem jaca lá atrás. Os nomes normalmente dizem muito sobre as coisas, e o nome é Contrologia e não "Impulsologia".


Geralmente o que se observa no Roll Up, se repete no Roll Over. Se as costelas não colaboram com um não colaboram no outro, se achatamos em um achatamos no outro, se existe impulso em um, o esperado é que exista no outro. Do mesmo jeito que prender os pés na faixa ajuda em um, segurar as alças de mão do Mat também ajudam no outro. Nada melhor do que um para entender o outro. São gêmeos idênticos e como todos gêmeos idênticos alguns detalhes os diferenciam, afinal ter o peso em cima da bunda é mais fácil do que tê-lo em cima das escápulas. Normalmente levantar a parte de baixo é mais difícil do que a parte de cima porque a carga é bem maior.


O que pode ajudar?


O Stomach Massage Round e o Rolling Like Ball. Pense bem, esses 2 exercícios são quase a mesma posição se olharmos a posição inical do Stomach com o carro fechado. Ombros acima da bacia, coluna enrolada, zero achatamento (esse é o ideal), isso é a posição que queremos alcançar no Roll Over só que bacia acima dos ombros, mantendo a tolerância zero para achatamentos.


Um prepara para o outro. Um melhora o outro.
Um prepara para o outro. Um melhora o outro.

Imagina o Stomach Massage Round agora com o carro aberto e coloca a imagem de cabeça pra baixo.

Viu? No básico se constrói o avançado.
Viu? No básico se constrói o avançado.

O Tower no Cadillac é o meu preferido para fazer o aluno entender sobre enrolar pela bacia e também a sensação de enrolar por cima. Outra coisa muito importante é que o fato do pé estar "preso" a Push Through faz com que seja quase impossível perder a tensão nos músculos, ou seja, ficar com o corpo frouxo, como pode acontecer facilmente no Roll Over e no Short Spine no Reformer. A barra ainda facilita a sensação de oposição que é mais fácil de sentir na volta. Além de todo o aprendizado, obviamente ele prepara a coluna para o Roll Over.


Preste muita atenção no que eu vou falar: Push Through é vida!!!!!


O Short Spine no Reformer também pode ajudar. Os pés no couro ficam menos estáveis do que na barra do Cadillac, mas as molas são de grande ajuda para guiar o levantamento da coluna pela pelve e não pelas pernas. A medida que subimos com o couro tensionado mantemos o corpo todo conectado e trabalhando junto. Desta forma, usamos esse aprendizado no Mat.


Ainda temos um outro aparelho maravilhoso para corrigir a coluna, aposto um Hundred com vocêse se advinhar! O Spine Corrector, claro!!! Use e abuse do Spine Corrector porque ele não liga para isso, ele prefere muito mais ser usado e mesmo abusado a ser esquecido no canto da sala.


Lembre-se: Não foi à toa que o Roll Over ele foi classificado pela escola da Romana como um avançado. É um exercício invertido, com pouco apoio que requer flexibilidade na coluna e que o aluno já tenha uma certa noção do corpo. Podemos ver muitas pessoas com os posteriores de coxa flexíveis que jogam as pernas para trás e sobem a bacia pela flexibilidade e não pelo centro. Isso pode parecer um Roll Over, mas não é. Por isso, independente do tipo de aluno que você está trabalhando construa a base.


Quer saber mais sobre o Pilates Clássico? Não perca a mentoria O Professor Universal => clique aqui!

Gostou do post? Não esquece de curtir e compartilhar 😉.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Contato e informação:

(21) 99639-1042

moniqueaayala@gmail.com

Estúdio Espaço Fluir Rio

Av. das Américas, 7707.

Bloco 01 - Sala 209

Shopping Millennium

Barra da Tujuca - RJ - Rio de Janeiro

Fazendo o Hundred desde 2002

Blog por Monique Ayala

Parceira Equipilates

  • Instagram

Inscreva-se em Nossa Newsletter

bottom of page