Double Leg Stretch
- moniqueaayala
- 15 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.

Este (na foto) é o Double Leg Stretch do livro do Joe (Retorno a Vida Através da Contrologia - se ainda não leu, não perca mais tempo). Esta é uma ótima forma de introduzir o exercício para alguns alunos porque a variação que os braços vão na direção das orelhas aumenta a alavanca e pode ser demais para algumas pessoas. Acredito que é importante aprender as ferramentas que tornam possíveis a aula acontecer dentro da metodologia. O trabalho se torna muito mais fácil. Eu vejo a demanda nas redes por informações sobre planejamento de aula e cursos sobre como montar sua aula. Eu sei como é, já passei por isso. Ainda é esquisito para muita gente saber que, no geral, o método já veio montado. Sabe quando a gente faz uma aula de yoga e repete os mesmos exercícios e acha o máximo porque cada dia compreende mais e aprofunda mais aquele saber? Então, porque pensar diferente quando o assunto é Pilates. No meu caso, quando entendi e aprendi que o desenho da aula já veio pronto, percebi que o trabalho ficou muito mais prazeroso e os resultados mais fáceis de visualizar. Fui aprendendo algumas ferramentas conforme fui estudando e ganhando experiência.
Pilates, do jeito que é, é possível, é lógico, é funcional, é orgânico, é corretivo e condiciona.
Voltando ao Double Leg Stretch: No momento de abraçar as pernas pense assim: se fosse para fazer carinho no tornozelo se chamaria Leg Tenderness. Eu já fui uma Monique in love por seus tornozelos, tocava neles com tanta delicadeza que parecia que eram de vidro. Quem nunca? Isso não leva ninguém a lugar nenhum.
Stretch é alongamento, não é carinho, então abraça e alonga de verdade. A "posição fetal" (porém de barriga para cima) de alongamento é bem bonitinha e deve ser respeitada, mas não é para relaxar o abdômen e ficar aninhado confortavelmente. Lembra aí que a barriga foge das coxas, enquanto a gente solta até a última molécula de ar. A ideia, além de fortalecer o abdômen, é forjar a curva C, massagear os orgãos internos (não só com a pressão das pernas, mas com a contração do abdômen) e estimular a circulação sanguínea. Ao fazermos a flexão das coxas e abraçarmos as pernas pressionamos os gânglios linfáticos da virilha e ao esticarmos as duas pernas liberamos a pressão dando aquela ajudinha para o nosso sistema linfático. Sistema linfático é vida, é proteção, é imunidade.
Já vimos essa "bolinha" em algum outro lugar, não?

O Double Leg Stretch é O exercício do 2 way stretch, o que se traduz literalmente como alongamento em dois sentidos opostos, mas dentro do método acredito que significa expansão do corpo (mente e espírito) em todos os sentidos possíveis. Quando finalmente achamos o 2 way stretch dentro desse exercício usamos este conhecimento em todos os outros. É uma sensação mágica.
Abaixo imagens de introdução do exercício e hands on que falam por si sós.


A esquerda: a ajuda para os alunos que precisam de variações mais suaves.
A direita: o Hands On mostrando o caminho para o 2 way stertch.
Quer saber mais sobre o Pilates Clássico? Não perca a mentoria O Professor Universal => clique aqui!
Gostou do post? Não esquece de curtir e compartilhar 😉
Comments